Intervenções

A Intervenção ABA (Applied Behavior Analysis) é uma terapia comportamental baseada em evidências que se concentra em ensinar habilidades sociais, comportamentais e de comunicação a indivíduos com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. A terapia ABA é baseada na análise funcional do comportamento, ou seja, na identificação das causas e consequências dos comportamentos inadequados e na implementação de estratégias para aumentar comportamentos positivos e reduzir comportamentos negativos.

A terapia ABA é altamente individualizada, baseada nas necessidades específicas de cada pessoa, e pode ser implementada em diversos contextos, incluindo em casa, na escola e na comunidade.

A intervenção ABA tem sido comprovada como uma das terapias mais eficazes para crianças no espectro autista e outras condições do desenvolvimento.

 

O Modelo ESDM (Early Start Denver Model) é um programa de intervenção precoce baseado em evidências para crianças no espectro autista. É uma abordagem de terapia comportamental que se concentra no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de comunicação em crianças na faixa etária de 12 a 48 meses.

O ESDM é baseado em uma abordagem de ensino intensivo e individualizado, que utiliza estratégias de reforço positivo para incentivar comportamentos sociais e comunicativos desejáveis e reduzir comportamentos inadequados. O modelo é projetado para ser implementado por terapeutas treinados e pais em uma variedade de ambientes, incluindo casa, creche e escola.

O ESDM incorpora uma variedade de técnicas e métodos, incluindo terapia comportamental, intervenção de linguagem, treinamento de habilidades sociais, intervenção familiar e brincadeiras estruturadas. O modelo enfatiza a importância do envolvimento dos pais no processo de intervenção precoce, incentivando-os a participar ativamente das sessões de terapia e a incorporar as técnicas aprendidas em suas rotinas diárias.

Estudos clínicos e pesquisas sugerem que o ESDM pode levar a melhorias significativas no desenvolvimento social, emocional e de comunicação em crianças com autismo. No entanto, é importante notar que cada criança é única e pode se beneficiar de uma abordagem de intervenção precoce individualizada e baseada em suas necessidades específicas.